Diretor do SAAE e Secretário de Governo visitam Moradores da Mangueira no Pequia para Resolver Abastecimento de água.
“Estas ações fazem parte de um conjunto de benefícios que permitirão manter a regularidade do abastecimento de água para a população”.
A pedido dos moradores do setor conhecido como “Mangueira” no Distrito Industrial do Pequia, o diretor do SAAE-Serviço Autônomo de Abastecimento de Água e Esgoto, Messias Pereira Júnior acompanhado pelo Secretário de Governo, Sininger Vidal de Oliveira Neto, estiveram visitando a localidade na manhã de quinta-feira, (20), objetivando conhecer de perto a problemática do abastecimento de água nas residências que ainda não recebem água tratada.
Com aproximadamente 200 residências construídas na modalidade de invasão os moradores reclamam da escassez de água que só chega no período da noite para um reservatório exposto no meio da rua para suprir as primeiras necessidades das donas de casas. Para não ficarem sem o líquido em casa famílias formam uma enorme fila por meio de rodízio para encher os baldes para os afazeres domésticos, consumo e ainda para estocar nas residências que ainda não recebem o benefício precioso nas torneiras de casa.
Para se ter uma ideia, os moradores só dispõem de uma pequena quantidade de água que só chega durante a noite para um reservatório improvisado de 1000 litros através de uma mangueira fina oriunda de outro reservatório que distribui a água para as casas do Pequia de Cima.
Os moradores alegam que além de não atender a demanda das casas de todo o Pequia, não encontra força para abastecer a caixa d’água que abastece as casas da “Mangueira”. Por conta disso, o bem precioso só chega durante a madrugada, submetendo os moradores a fazer vigília próximo o reservatório.
Durante a vistoria, o diretor do SAAE, Messias Júnior e Sininger Vidal, puderam ver de perto a carência e necessidade dos moradores para em seguida apresentar alguma alternativa ao gestor municipal. Disseram que a intenção da autarquia SAAE é procurar resolver todos os problemas com relação ao abastecimento de água dentro dos limites de operação onde atua no município.
“Trabalhamos para reduzir os problemas da população. Eles têm o direito de reivindicar este benefício. Estamos com outras frentes de trabalhos em outros bairros como o Novo Horizonte onde está sendo perfurado um poço e o sistema de rede e requer tempo. Mas, em especial no caso da “Mangueira”, vamos ver com atenção e avaliar os custos. Sem falar que o Pequia está com uma espécie de estresse hídrico e temos que fazer manobras para resolver o problema de abastecimento. Em todo o caso vamos ver a possibilidade de cavar um poço pata resolver de vez este problema”, esclareceu Messias Júnior.
O Secretário de Governo Sininger Vidal, destacou a importância da vistoria, uma vez que a visita foi um pedido e preocupação do prefeito Aluísio Sousa onde ele pede para analisarmos o problema de forma a encontrar uma solução para resolver o abastecimento de água daquelas famílias. “Vimos “in loco” a necessidade e junto com a equipe técnica do SAAE vamos procurar em menor espaço de tempo resolver o abastecimento de águas dos moradores que tanto precisam. Estas ações fazem parte de um conjunto de benefícios que permitirão manter a regularidade do abastecimento de água para a população mesmo em momentos de muito calor e de alto consumo, melhorando a qualidade de vida dos moradores de Açailândia”, finalizou Sininger Vidal.
ASCOM-PMA – Por: Antônio Maria
Nenhum comentário:
Postar um comentário